quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bebês leitores? Como assim?!

Como assim? “Bebês leitores”? Bem, sabemos que essas criaturinhas quando chegam nesse nosso mundo louco são esponjas poderosas que absorvem tudo a sua volta. Eles vão aprendendo como funcionam as coisas por aqui, lugar onde irão ficar daí por diante e que é bem diferente do ambiente confortável e seguro em que estavam antes.
Tá bem, ok! Mas, bebês não lêem...Por que o título do blog. Primeiro vamos abranger o sentido que entendemos a palavra leitura. Os bebês, as crianças  e nós mesmos lemos a todo momento. “Esse desconforto na minha barriga... Eu não gosto! Buáááá´” E corre a mãe com o peito, com a mamadeira ou uma massagenzinha para cólica. 


Nosso objetivo com esse blog é compartilhar uma experiência (acreditamos) até então bem-sucedida de formação de leitor. Nossa filha tem agora 9 anos e ouve história desde a barriga _ pai obcecado por leitura, tadinho.... Mas a mãe até que gostava e foi bem providencial nos dias tensos e insones que precederam o parto: me faziam dormir. Hoje nossa pequena faz suas escolhas , lê, curte, critica...
Muito se fala hoje em formação de leitor, valorização da leitura, de construirmos “um Brasil que lê”. Mas acho que a descoberta da leitura ocorre assim: é um click, é alguma  coisa que desperta em você aquele bichinho leitor. Mas estamos falando de bebês primeiro e, para eles, tudo é um click, daí a importância de se oferecer esse contato com o objeto livro tão precocemente. Se, no futuro, ele vai preferir ipads, tablets, kindles ou sei lá mais o quê vão inventar a escolha será dele. No fim, sempre é.

2 comentários:

  1. Oi, Andre e Ana. Que legal! Excelente a idéia de vcs. Apesar de ainda não ser pai, vou acompanhar e divulgar para meus amigos que já estão nessa estrada da paternidade o blog de vcs.
    Forte abraço!
    Edu

    ResponderExcluir
  2. Bacana! É isso mesmo! Uma vez li alguns artigos da Nova Escola falando exatamente do despertamento do gosto pela leituta desde o ventre!

    ResponderExcluir

Páginas